sábado, 22 de agosto de 2009

Incubadora ensina pequenos a gerenciarem seus negócios

Foto: Tiago Brandão / Comércio da Franca
OUSADIA - Rodrigo Cardoso vendeu maquinários da sua banca de pesponto para fabricar bolsas. “Às vezes tinha ideias e não tinha como colocar para funcionar”,
Há três anos Rodrigo Cardoso, 30, decidiu mudar de vida. Cansou de trabalhar como empregado e assumiu as rédeas do próprio negócio. Vendeu dez máquinas de pesponto que tinha na sua banca e trocou o sapato pela fabricação de bolsas. Rodrigo fez um curso de modelista no Senai e entrou para o projeto Incubadora de Empresas mantido pela Acif (Associação Comercial e Industrial de Franca) em parceria com o Sebrae. Atualmente ele fabrica 150 bolsas por mês e, pela primeira vez, expõe seus produtos ao público francano na FCA (Feira de Calçados e Acessórios de Franca).

Formado em Direito pela Faculdade Municipal, fez o curso de modelista de bolsas no Senai no final de 2006. Foi então que descobriu sua vocação. Com o diploma na mão, desfez de sua banca de pesponto e, com os recursos da venda do maquinário e empréstimo bancário, investiu tudo no sonho. Sem experiência em gerir o negócio procurou a Incubadora de Empresas no início deste ano. O planejamento apresentado por ele foi aprovado e a oportunidade dada. Desde então, Rodrigo passou a trabalhar dentro da Incubadora. Com a ajuda de gestão da Acif (Associação do Comércio e Indústria de Franca) ele está vendendo suas bolsas para todos os Estados do País. Vendeu, ainda, para Itália e Portugal. Ele não revela o faturamento da pequena empresa, mas garante que valeu a pena ter desistido de ser empregado. “Às vezes tinha ideias e não tinha como colocar para funcionar. Agora eu posso. Quanto ao retorno (financeiro), ele está sendo bom”.Em um ano e meio, o pequeno empresário terá de andar com as próprias pernas. Terá que deixar a Incubadora e alugar um galpão para fabricar as bolsas. Até lá, terá aprendido a seguir sozinho o caminho dos negócios. “É excelente o respaldo que temos aqui (na Incubadora) de consultoria, marketing, gestão e infraestrutura. É um incentivo que fará falta”.
A INCUBADORA
A Incubadora de Empresas é um projeto desenvolvido pelo Sebrae, gerenciado pela Acif e com apoio da Prefeitura de Franca. Ele tem como objetivo dar assessoria, consultoria e treinamento aos pequenos empreendedores nas áreas de marketing, vendas e finanças. Atualmente são atendidas 11 pequenas empresas dos setores de calçados, componentes, acessórios, máquinas, serviços e mecânica. Cada empresa permanece por até dois anos no projeto. Seis fabricantes que participam do projeto possuem estandes - cedidos de forma gratuita pela Acif - na FCA.
Fonte: Comércio da Franca
21/08/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário